Oscar 2021: Denis Villeneuve fala sobre as dificuldades de finalizar "Duna" durante a quarentena!5/8/2020
Embora a Warner Bros. tenha sido rápida em mudar as datas de lançamento de "Tenet" nos últimos dois meses, a chegada em 18 de dezembro do épico de ficção científica de Denis Villeneuve, "Duna", permaneceu intacta. Mas isso não significa que ela não vá ser alterada ou que o filme está finalizado.
O coronavírus afetou o planeta todo, e o diretor não escapou dessa. Atualmente, ele se encontra dando os retoques finais na adaptação do romance de Frank Herbert, com dificuldades. Em entrevista recente ao Festival Internacional de Cinema de Xangai, o diretor deixou claro o fato de que não poder trabalhar com sua equipe diretamente está afetando a maneira como o longa vem tomando forma, e mesmo tendo finalizado partes importantes como a fotografia principal, ainda encontra novos desafios com a data de lançamento que se aproxima cada vez mais. "O impacto acabou com minha agenda no momento", explicou. “Será uma corrida para terminar o filme na hora certa. Fomos autorizados a voltar a filmar - voltaremos em algumas semanas, para filmar coisas que deveríamos ter feito mais cedo. Isso significa que eu também tinha que terminar alguns elementos do filme, como efeitos visuais e a edição em Montreal, quando minha equipe ficou em Los Angeles”. Embora suponhamos que a tecnologia exerça um papel fundamental nas relações de trabalho neste caso, o diretor continuou afirmando em outros momentos a dificuldade em se trabalhar com uma equipe remota, mesmo que concentrada, dando ênfase ao não compartilhar a mesma sala com o editor durante os estágios finais da pós-produção, e os percalços que terminar o longa desta forma representam. “Como diretor, direi que há coisas que podem ser feitas remotamente para lidar com a tecnologia, que toda a supervisão de efeitos visuais com alguns equipamentos é fácil de fazer de longe ...", disse ele. “Para mim, a grande lição disso é que pensei que seria possível editar à distância, tendo meu editor compartilhando computadores, estando longe um do outro, percebo o quanto a edição é como tocar música com alguém e você precisa estar na mesma sala. Quero dizer, há algo sobre a interação, interação humana, espontaneidade, a energia na sala. Realmente sinto falta de não estar na mesma sala do meu editor.” Ainda é cedo para afirmar se “Duna” sofreu com esse distanciamento e o trabalho remoto. No entanto, é claro pelas próprias palavras do cineasta, fica claro que essa situação está longe de ser ideal e definitivamente está tendo um grande impacto em seu fluxo de trabalho. Villeneuve também não está sozinho, a finalização de forma remota pode se tornar uma regra a ser mantida, afetando a maneira como diretores lidam com os próprios projetos. Mesmo assim, o longa ainda é considerado umas grandes produções da temporada e é esperado com um indicado em todas as categorias técnicas e algumas das principais do Oscar 2021. “Duna” está previsto para 18 de dezembro e as expectativas são altas. Como grande fã de ficção científica, fã dos livros de Frank Herbert e fã de Villeneuve, não posso dizer que fico feliz em ler tais declarações do diretor, mas confio em seu potencial e talento, assim como de sua equipe, para driblar as dificuldades e corresponder ao prometido.
AUTORA DO POST
Marina Morato
Colaboradora do Termômetro Oscar | CETI
0 Comentários
O seu comentário será publicado depois de ser aprovado.
Deixe uma resposta. |
OS VENCEDORES PREFERIDOS 2024
Os preferidos do público somente aparecem e são votados exclusivamente dentro do Blog. DATAS DE VOTAÇÃO E RESULTADOS
Round 1 de 26/01 a 02/02 = resultados em 03/02 Round 2 de 04/02 a 11/02 = resultados em 12/02 Round 3 de 13/02 a 20/02 = resultados em 21/02 Round 4 de 22/02 a 29/02 = resultados em 01/03 Round 5 de 02/03 a 09/03 = resultados em 10/03
OS VENCEDORES PREFERIDOS 2024
|