Indicados Creditados ao Oscar 2021 pela Trilha Sonora de "Soul":
"Este é o momento em que me apaixonei pelo jazz!" exclama Joe Gardner enquanto se senta ao piano. Joe é um professor de banda do ensino médio que quase desistiu da carreira que ele um dia sonhou - até que um acidente estranho o transporta para um lugar sobrenatural, onde aprende como as almas obtêm a “centelha” que lhes dá sentido na vida. Sua voz é reconhecível como a de Jamie Foxx. Mas sua postura ao piano, seus dedos elegantes e a música que toca vêm de um artista totalmente diferente: o músico-compositor Jon Batiste.
Soul se passa em dois mundos distintos - a movimentada cidade de Nova York e o que a Disney/Pixar chama de “reinos cósmicos etéreos do grande antes” - a equipe musical teve que compor dois estilos de música para ajudar a moldar e definir cada mundo.
Foi aqui que os compositores Trent Reznor e Atticus Ross entraram em cena para trabalhar na música do mundo soul, onde tudo é translúcido e opaco. Reznor diz que foi um longo processo para definir as nuances exatas de cada cena.
“Nosso primeiro passo é sempre ouvir e realmente tentar entender de onde vêm os cineastas - o que estão vendo, o que estão imaginando”, explica ele. “Passamos muito tempo discutindo como você deveria se sentir quando é exposto ao mundo de 'Soul' pela primeira vez. Então voltamos para o nosso estúdio, que está cheio de uma variedade de instrumentos reais, imaginários e sintéticos, e passamos a primeira parte do tempo experimentando diferentes arranjos e diferentes instrumentos e vendo o que parecia emocionalmente certo para criar a estrutura deste mundo”.
Para Reznor foi também sobre a criação de um vínculo entre os espectadores do filme e a música. “A capacidade de amplificar a maneira como alguém experimenta algo emocionalmente é o motivo de fazermos isso”, diz ele.
Reznor e Ross discutiram como o som seria ameaçador, amigável ou até assustador quando Joe aterrissasse no outro mundo. “Tudo isso é tanto que nem conseguimos colocar em palavras, mas quando Joe entra na zona, a música fala sobre isso - a sensação de estar conectado a algo maior do que nós”, diz Batiste.
Batiste é o premiado intérprete e compositor que também se uniu à Disney para lançar canções para animação em piano, voz e guitarra.
“Todas as composições são influenciadas por grande parte dos mais de cem anos de jazz, o que dá ao ouvinte muitos pontos de referência”, disse Batiste. “É uma forma sutil de homenagear e, ao mesmo tempo, apresentar esse tipo de som a um novo público.” Ao longo dos anos, Reznor e Ross desenvolveram maneiras de gravar em seu estúdio, como trazer diferentes configurações de microfone, vozes e sons de para criar as bases do mundo.
“Podemos usar amostras e gravações de instrumentos e processá-los [de uma forma] que [destaca]... imperfeições na humanidade que se torna uma resposta interessante”, diz Reznor. “Foi muito experimental e combinatório que todos trabalharam juntos e o apresentamos à Pixar”.
0 Comentários
Deixe uma resposta. |
Categorias
Tudo
|