Assim como no ano passado, a crítica teve uma opinião diferente quanto a que filme merecia a Palma de Ouro. Não que haja antipatia por “Anatomy of a Fall” de Justine Triet, mas o vencedor da Palma de Ouro liderou uma categoria diferente na pesquisa que o IndieWire enviou a críticos de todo o mundo. Desta vez, participaram 60 críticos e jornalistas, com cinco continentes representados.
Quase metade de todos os 60 votaram na adaptação de Jonathan Glazer para o drama do holocausto “The Zone of Interest”: 29 dos críticos votaram nele para Melhor Filme. Isso é uma divergência com o júri da Competição, que o elegeu para o Grand Prix, enquanto “Anatomy of Fall” levou a Palma. O segundo título de Melhor Filme escolhido pela crítica recebeu apenas seis votos, mostrando a intensidade do entusiasmo pelo filme de Glazer. Esse segundo título foi “Fallen Leaves” de Aki Kaurismaki, com “Anatomy of a Fall” ficando em terceiro (recebendo cinco votos). “Killers of the Flower Moon” e “La Passion de Dodin Bouffant” completaram o Top 5 e ficaram ainda mais altos na lista de Melhor Direção. Tal divergência não é incomum: “Close” de Lukas Dhont e “Decision to Leave” de Park Chan-wook ficaram no topo da lista de melhores filmes da crítica no ano passado, com o vencedor da Palma, "Triângulo da Tristeza" ficando em quarto lugar. “Anatomy of a Fall” certamente também foi querido pelos críticos, liderando a votação de Melhor Roteiro. Isso é bastante revelador: celebrado por sua escrita, “Anatomy of a Fall” obteve 18 dos 60 votos de Melhor Roteiro. “The Zone of Interest”, por outro lado, recebeu apenas um voto em 60 para Melhor Roteiro e não chegou perto de entrar nessa categoria. Por outro lado, Glazer conquistou o primeiro lugar por bastante diferença em Melhor Direção. “The Zone of Interest” obteve 19 dos 60 votos possíveis. Mais uma vez, um grande salto sobre o filme do segundo lugar: “Killers of the Flower Moon”, com seis votos. Houve um empate a três pelo terceiro lugar em Melhor Direção: “La Chimera” de Alice Rohrwacher, “May December” de Todd Haynes e “La Passion de Dodin Bouffant” de Tran Anh Hung.
MELHOR FILME
1. “The Zone of Interest,” Jonathan Glazer 2. “Fallen Leaves,” Aki Kaurismaki 3. “Anatomy of a Fall,” Justine Triet 4. “Killers of the Flower Moon,” Martin Scorsese 5. “La Passion de Dodin Bouffant,” Tran Anh Hung MELHOR ROTEIRO 1. “Anatomy of a Fall,” Justine Triet and Arthur Harari 2. “May December,” Samy Burch and Alex Mechanik 3. “Monster,” Yuji Sakamoto MELHOR DIREÇÃO 1. “The Zone of Interest,” Jonathan Glazer 2. “Killers of the Flower Moon,” Martin Scorsese 3. “La Chimera,” Alice Rohrwacher 3. “May December,” Todd Haynes 3. “La Passion de Dodin Bouffant,” Tran Anh Hung MELHOR PRIMEIRO FILME “Banel and Adama,” Ramata-Toulaye Sy “How to Have Sex,” Molly Manning Walker ![]()
AUTOR DO POST
Danilo Teixeira
Editor do Termômetro Oscar | CETI
0 Comentários
Deixe uma resposta. |
Categorias
Tudo
|