1942 - Uma indicação - Melhor Ator - Cary Grant | Talvez você nunca tenha ouvido falar de "Serenata Prateada", mas devia saber mais sobre esse clássico pouco falado aqui no Brasil. |
Esse verdadeiro drama é estrelado por Cary Grant e Irene Dunne - dupla que contracenou como casal por três vezes no cinema, sendo essa a última. Apesar do filme não ser inteiramente passado no Natal, muitas cenas importantes acontecem durante o feriado. Com o passar dos anos, o longa foi abraçado e associado pelos americanos nas reprises da televisão durante o Natal. E atualmente, o filme é uma presença contaste e tradicional como muitos clássicos americanos nesta data.
Há muitos fatos interessantes ligados ao longa, como por exemplo, a primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator para Cary Grant - que se entrega neste papel. Grant foi esnobado diversas vezes pela Academia, que pouco foi reconhecido por diversas atuações merecidas e soberbas. Outro fato é que a atriz Irene Dunne considerava esse um dos seus trabalhos favoritos, pois a lembrava de sua própria filha adotiva.
Além disso, devemos lembrar que "Serenata Prateada" foi dirigido pelo grande George Stevens, vencedor de dois Oscars por "Assim Caminha a Humanidade" e "Um Lugar ao Sol", e diretor de diversos clássicos de cinema.
Por fim, houve uma briga entre a Columbia (que distribuiu o longa) e a produtora de Stevens pelos direitos. Como nenhum dos dois conseguiu renovar, o filme caiu em domínio público em 1968. Assim, você pode assistir inteiro (abaixo). Aproveite!