“Nasce uma Estrela” é um velho conhecido do Oscar, todas as suas quatro versões estiveram indicadas ao prêmio. Desta forma podemos dizer que produzir “Nasce uma Estrela” é ser sinônimo de sucesso. Contudo não foi bem isso que pareceu para Bradley Cooper quando anunciou que estava planejando um novo filme. Muitas pessoas se perguntaram se era necessário fazer e se Lady Gaga ia dar conta de ser protagonista, muitos declararam que não ia dar certo.
Ele contrariou aos críticos e fez seu “Nasce uma Estrela” um dos melhores filmes de 2008 e receber OITO indicações ao Oscar, o mais bem sucedido em indicações dentre todos os outros. Tudo começou lá na década de 30! Vamos relembrar e comparar a história de sucesso de um filme que é a própria estrela.
Ele contrariou aos críticos e fez seu “Nasce uma Estrela” um dos melhores filmes de 2008 e receber OITO indicações ao Oscar, o mais bem sucedido em indicações dentre todos os outros. Tudo começou lá na década de 30! Vamos relembrar e comparar a história de sucesso de um filme que é a própria estrela.
1937A história original chegou aos cinemas através do diretor William A. Wellman e tinha Janet Gaynor e Fredric March como protagonistas. A história conta sobre Esther Blodgett, uma garota que sonham em virar estrela de cinema. O sonho torna-se realidade quando ela atrai a atenção do astro Norman Maine. Ele a transforma numa estrela, porém enquanto ela conquista o sucesso, Norman se afunda no alcoolismo.
Suas indicações ao Oscar...
Ainda recebeu um prêmio especial por sua fotografia colorida. Este prêmio foi recomendado por um comitê de diretores de fotografia, depois de ver todas as fotos coloridas feitas para o filme. O personagem de Norman Maine foi baseado em vários atores reais, incluindo John Barrymore, John Gilbert e John Bowers, que eram conhecidos por seus vícios em bebidas alcoólicas. O Oscar que Janet Gaynor recebe no filme é o seu próprio Oscar, que ela ganhou por seu papel em Sétimo Céu. Por fim, este foi o primeiro filme colorido nomeado para um Oscar de Melhor Filme. Vertical Divider
|
1954A segunda versão foi feita por George Cukor e tinha nada mais nada menos que Judy Garland como protagonista ao lado de James Mason. Agora, a história original sofreu uma pequena mudança. Uma estrela de cinema ajuda uma jovem CANTORA E ATRIZ a encontrar fama, mesmo com a idade e o alcoolismo enviando sua própria carreira em uma espiral descendente.
Suas indicações ao Oscar...
Aqui começa a relação de “Nasce uma Estrela” com a música, não só por ter escolhido uma atriz e cantora para interpretar Vicki, mas por ser indicado em Canção e Trilha Sonora. Também há a dupla indicação de seus protagonistas, assim como em 1937. Quando a primeira prévia foi exibida para o público, os fãs gritavam para que não cortassem do filme um minuto sequer de Judy Garland. A segunda prévia foi igualmente bem-sucedida, por causa disso o filme estreou com 196 minutos de duração. Humphrey Bogart, Marlon Brando, Montgomery Clift, Gary Cooper, Henry Fonda, Cary Grant, Gregory Peck e Frank Sinatra foram alguns dos nomes procurados para viver Norman, mas o personagem acabou caindo no colo de James Mason. Vertical Divider
|
1976Barbra Streisand e Kris Kristofferson protagonizaram esta versão que foi dirigida por Frank Pierson. Como o longa estreou em meio a uma década em que o rock era a linguagem do povo, a história se adaptou ao contexto. Saiu de Hollywood e foi para os palcos da música. No filme vemos uma estrela de rock que se apaixonar por uma jovem e promissora cantora.
Suas indicações ao Oscar...
Desta vez seus atores protagonistas não são indicados em categorias de atuação, mas Barbra ainda saiu vitoriosa por Melhor Canção ao lado de Paul Williams. Como Garland, Barbra também é cantora e atriz. Mais uma vez temos as categorias de música indicadas, somando também Melhor Som. Uma curiosidade muito sensacional é que as filmagens dos shows de rock foram filmadas diante de uma multidão de quarenta e sete mil pessoas no Sun Devil Stadium em Tempe, Arizona. Barbara Streisand e Kristofferson foram as atrações principais deste dia, que ainda reuniu a apresentação de outros artistas como Peter Frampton e Santana. O preço do ingresso era de US $ 3,50. Vertical Divider
|
2018Esta versão marca a estreia de Bradley Cooper, que também o protagoniza ao lado de Lady Gaga, que também estreia como protagonista em uma produção dramática. Esta produção é a que mais se aproxima da história contada em outra versão, a de 1976. Jack também é um músico que ajuda uma jovem cantora a encontrar a fama, enquanto a sua carreira e vida passam por momentos turbulentos.
Suas indicações ao Oscar...
Logo mais conheceremos o desempenho de vitórias de “Nasce uma Estrela”, mas por suas indicações já podemos destacar a volta da indicação a Melhor Filme, como o primeiro em 1937. Mais uma vez a dupla protagonista está indicada, no caso Cooper e Gaga, que também é cantora como Barbra e Judy. A identificação com a categoria de fotografia e o estreito relacionamento com a música. “Shallow” é a música do ano e tal como “Evergreen” pode sair vitoriosa o Oscar. Há uma história de parceria muito forte entre Bradley Cooper e Lady Gaga. Foi ele quem a convenceu a aceitar o papel e também aos estúdios de que ela era a pessoa certa para viver Ally. |