Quais são os seus apresentadores da cerimônia do Oscar preferidos? Temos alguns inesquecíveis como Whoopi Goldberg, Ellen DeGeneres, Steve Martin, Billy Cristal, Jonnhy Carson e Bob Hope são alguns dos mais lembrados. Eles trazem humor, dinâmica e momentos inesquecíveis. Como esquecer de Whoopi Goldberg como Elizabeth I ou Billy Cristal vestido de Hannibal? No Oscar 2019 não teremos um apresentador anfitrião e isso foi o resultado de muita polêmica. A Academia já tinha escolhido e anunciado o ator e comediante Kevin Hart para o posto. Contudo, um pouco depois do comunicado, alguns antigos tweets de conteúdo homofóbicos de Hart vieram a tona. Dois dias depois o ator desistiu de apresentar a cerimônia pedindo desculpa pelas piadas, dizendo que estava evoluindo como pessoa e que não queria ser uma distração para o show. A partir daí ficou o suspense sobre quem ficaria no lugar de Hart. O tempo passou e passou e nenhum nome era anunciado, até que a Academia em um comunicado informou que no Oscar 2019 não haveria um anfitrião. E agora? Saiba que isso não é um fato novo, já aconteceu há 30 anos. Clique nos anos e saiba mais! |
-
1939
-
1969
-
1970
-
1971
-
1989
<
>
O Oscar era uma cerimônia recente, estava somente em sua 11ª edição, mas rapidamente já tinha o status de importância, pompa e glamour. A premiação aconteceu no dia 23 de fevereiro, no Biltmore Bowl of the Biltmore Hotel.
Não houve uma justificativa por parte da Academia sobre a ausência de um apresentador anfitrião, mas há uma curiosidade interessante. A cobertura de rádio também foi proibida na cerimônia de 1939. Um repórter da KNX que fazia reportagens sobre a premiação desde 1930 trancou-se em uma sala e transmitiu por alguns minutos, mas foi descoberto por seguranças, que arrombaram a porta. Vencedores
|
Foi em 1939 que a Academia passou a usar oficialmente o nome Oscar. Diz a história popular, mas não confirmada, que a diretora executiva da Academia, Margaret Herrick, comentou que a estatueta parecia com seu tio Oscar. Daí o nome pegou! Também foi neste ano que vimos Walt Disney receber o seu sétimo (consecutivo) Oscar por Melhor Curta de Animação.
Trinta anos depois da primeira vez em que a cerimônia não teve um apresentador, a situação voltou a ocorrer, mas desta vez por um motivo comercial. O prêmio foi apresentado no Dorothy Chandler Pavilion, no dia 14 de Abril de 1969.
O Oscar neste momento passava por adaptação, já que este foi o primeiro em que a cerimônia foi transmitida pela televisão em VT para todo o mundo, 37 países acompanharam. Era preciso conhecer o que dava certo e o que não dava para as novas audiências, por isso retiraram a figura do anfitrião. E esta configuração durou mais anos. Vencedores
|
Houve vários fatos interessantes como o empate entre a veteraníssima Katharine Hepburn, tornando-se recordista com 3 Oscars (a quarta estatueta viria em 1982), e a novata Barbra Streisand. A única vitória de Stanley Kubrick, que não foi por direção e sim por Melhores Efeitos Especiais por “2001: Uma Odisseia no Espaço”. E uma controvérsia: "Young Americans" foi anunciado como vencedor do documentário, porém um mês depois foi desqualificado. “Journey into Self” foi o primeiro vice-campeão a receber um Oscar.
A entrega dos prêmios aconteceu no dia 07 de abril de 1970, também no Dorothy Chandler Pavilion. E ela deu um passo adiante porque esta foi a primeira cerimônia do Oscar a ser transmitida via satélite para uma audiência internacional. O México e o Brasil foram os únicos países a transmitir o evento ao vivo, os primeiros na história.
Como aconteceu no ano anterior, a cerimônia não contou com um anfitrião, diversos artistas se revezaram nas categorias como apresentadores. Eles foram chamados de “Amigos do Oscar” e na lista estavam Bob Hope, John Wayne, Barbra Streisand, Fred Astaire, Jon Voight, Myrna Loy, Clint Eastwood, Raquel Welch, Candice Bergen, James Earl Jones, Katharine Ross, Cliff Robertson, Ali MacGraw, Barbara McNair, Elliott Gould, Claudia Cardinale, e Elizabeth Taylor (FOTO AO LADO). Vencedores
|
"Z" ganhou Melhor Filme Estrangeiro e também foi o primeiro candidato na categoria a ser também nomeado para Melhor Filme, o que acontece com “Roma” neste ano. "Perdidos na Noite" foi o primeiro filme com classificação para maiores de 18 anos que se tornou vencedor do Oscar de Melhor Filme. E enfim, a Academia premiou John Wayne.
A cerimônia aconteceu no dia 15 de abril de 1971, uma quinta-feira, no Dorothy Chandler Pavilion. Ela fecha a sequência de três Oscars seguidos que não contaram com a presença de um anfitrião. Desta vez 34 amigos do Oscar foram chamados para ter apresentações.
Vencedores
Os homenageados da noite não poderiam ter sido mais especiais: Orson Welles ganhou um prêmio honorário, Ingmar Bergman ganhou o prêmio Irving G. Thalberg e Frank Sinatra ganhou o prêmio humanitário Jean Hersholt. Ah, e há um fato lendário. George C. Scott, que venceu como Melhor Ator por "Patton - Rebelde ou Herói?", recusou o prêmio, alegando que a competitividade era humilhante para atores. Ele disse que era "um desfile de carne de duas horas, uma exibição pública com suspense artificial por razões econômicas". O prêmio foi aceito pelo produtor do filme, Frank McCarthy (FOTO AO LADO). |
A cerimônia do Oscar aconteceu no dia 29 de março de 1989, no Shrine Civic Auditorium. Naquele ano, o show foi aberto com um número musical de 11 minutos encabeçado por Rob Lowe e uma atrizes vestida de Branca de Neve (FOTO AO LADO.
Foi muito ruim, tanto que é amplamente considerado como uma das piores aberturas da história do Oscar. Um segundo número, "As Estrelas do Amanhã", com Patrick Dempsey, Blair Underwood, Corey Feldman, Ricki Lake e Christian Slater também não é um dos momentos mais belos de se rever. Vencedores
|
Eles podem ter batido cabeça na apresentação do Oscar, mas mudaram algo que se tornou uma marca, a famosa frase de anúncio do vencedor. A partir deste ano, a frase: "E o vencedor é..." foi substituído por "e o Oscar vai para...". Sigourney Weaver foi nomeada para Melhor Atriz ("Nas Montanhas dos Gorilas") e Melhor Atriz Coadjuvante ("Uma Secretária de Futuro"), mas não ganhou nenhum dos dois. Também foi a oportunidade de vermos Lucille Ball pela última vez, a atriz morreria um mês depois.