Melhor Canção Original – “Brasil”

1945

O compositor Ary Barroso foi indicado ao Oscar por sua canção. Mas infelizmente acabou perdendo para Oscar Hammenstein e o filme “Corações Enamorados”.


Melhor Documentário – “Raoni”

1979

De Luiz Carlos Saldanha e Jean-Pierre Dutilleux, “Raoni” fala sobre as tribos de Xingu, no Mato Grosso, e acompanha a figura de um cacique, que busca ajuda do governo para frear o expansionismo branco em suas terras. O longa perdeu para “Scared Straight”, um filme onde jovens com passagem pela polícia são levados para uma prisão de segurança máxima, para conversarem e serem aconselhados pelo presidiários. O filme foi extremamente impactante na época.

Melhor Diretor – “O Beijo da Mulher Aranha”

1986

Naturalizado brasileiro, Hector Babenco fez muito sucesso com “O Beijo da Mulher Aranha”, que ainda era estrelado por Sônia Braga. Ele perdeu para Syndey Pollack, que vinha com “Entre Dois Amores”. Era a terceira indicação do diretor e Academia sentia que precisava entregar um Oscar à ele.


Melhor Atriz – “Central do Brasil”

1999

Fernanda Montenegro indicada a Melhor Atriz é um marco para o cinema nacional. Até hoje esse é considerado um dos anos mais polêmicos para o Oscar. Com a campanha agressiva dos Weinstein, a vitória foi para Gwyneth Paltrow, que é considera por muitos como a concorrente mais fraca do ano.

Melhor Curta-Metragem – “Uma História de Futebol”

2001

Premiado no Brasil todo, o curta de Paulo Machline conta fatos da infância de Pelé, narrado por um de seus melhores amigos da época e que acompanhou o crescimento do jogador. O vencedor foi o mexicano “Quiero Ser”, que teve uma boa temporada de festivais no Estados Unidos, vencendo alguns prêmios grandes, incluindo um prêmio para estudantes da própria Academia.


Melhor Diretor, Edição, Roteiro Adaptado e Fotografia – “Cidade de Deus”

2004

O filme brasileiro de mais sucesso nas categorias principais do Oscar! Infelizmente as vitórias não vieram, mas mesmo assim é muito legal ver o quanto o filme foi valorizado e querido lá fora. Até hoje ele figura em muitas listas de melhores filmes da década e os indicados ao Oscar seguem com ótimas carreira, inclusive o diretor Fernando Meirelles e o fotógrafo César Charlone trabalharam juntos em “Dois Papas”.

Melhor Documentário – “Lixo Extraordinário”

2011

O longa que contava sobre o trabalho do artista Vik Muniz foi uma parceria entre Brasil e Reino Unido. Com o diretor brasileiro João Jardim, o filme fez uma temporada muito boa, mas acabou perdendo para “Trabalho Interno”, que falava sobre a crise financeira.


Melhor Canção Original – “Rio”

2012

Carlinhos Brown e Sérgio Mendes foram indicados ao Oscar por sua composição para o filme “Rio”. Mas, naquele ano, “Muppets” estava de volta e claro que existe um apelo americano muito maior para o filmes dos bonecos, que acabou levando o Oscar de canção.

Melhor Documentário – “O Sal da Terra”

2015

Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos brasileiros é representado pelo documentário “O Sal da Terra”, de Juliano Ribeiro Salgado. Infelizmente esse foi mais um ano aonde o vencedor já parecia ter sido decidido meses antes, já que o “Citizenfour”, contando a história de Edward Snowden, estava muito em alta.


Melhor Animação – “O Menino e o Mundo”

2016

O filme de Alê Abreu fez um grande feito. A disputa de Melhor Animação conta cada vez mais com grandes estúdios e isso quer dizer que para ser indicado, você precisa tomar o lugar de alguma animação da Disney, por exemplo. A indicação veio, mas infelizmente aquele era um ano onde o vencedor já parecia decidido meses antes. “Divertida Mente” não deu chances pra ninguém.

CMelhor Documentário – “Democracia em Vertigem”

2020

Chegamos a essa temporada! Petra Costa vêm de uma temporada interessante, com várias indicações. Mesmo não sendo o favorito, é importante lembrar que a categoria de documentário costumar nos trazer umas surpresas ao longo dos anos.