A torcida pelos filmes mais adorados do ano começa quando a apresentação dos indicados ao Oscar se aproxima, principalmente se tem algum nome nacional entre as especulações da mídia e dos especialistas. Em 2015, houve grande expectativa com a produção “Que Horas Ela Volta?”, mas nem apareceu no Shortlist. Não havia mais expectativa do Brasil nesta edição, quando a Academia anunciou oficialmente os indicados, surpresa! A animação brasileira “O Menino e o Mundo” de Alê Abreu ultrapassou os concorrentes tradicionais e foi nomeado na categoria de Melhor Animação.
Apesar de boa parte dos filmes concorrentes ser da indústria hollywoodiana, no Oscar é possível que filmes estrangeiros participem de todas as categorias, não necessariamente devem disputar por Melhor Filme Estrangeiro, e isso dependerá da inscrição de seus idealizadores ao submetê-los à Academia, como já aconteceu com o Brasil em outros anos da premiação ao concorrer por Documentário, Canção Original e até Melhor Diretor. Confira as produções que levaram o Brasil ao Oscar em outras categorias que não a de Melhor Filme Estrangeiro:
|
Este ano a categoria de Melhor Animação tem "Divertida Mente" como favorito, de qualquer forma “O Menino e O Mundo” é uma animação diferenciada e rica de referências artísticas, ela é uma lutadora produção independente que concorre contra a grande Pixar. Mesmo sem maiores chances de estatueta, estamos torcendo! Boa sorte, Alê Abreu!
|
GIOVANNAPINI