Numa vez ou outra isso sempre acontece. Esse ano foi com “Mãe!”, por mais que muitas pessoas tenhma reclamado que era injusto, não teve jeito, o filme foi esnobado no Oscar e acabou mesmo no Framboesa de Ouro.
Por isso, nesse especial, vamos ver outros desses casos, em que filmes pareciam figurinhas garantidas n o Oscar, no entanto acabaram na premiação dos piores do ano. Há sempre quem discorde, mas essa polêmica sempre fez parte do Framboesa de Ouro. |
Já começamos com um caso grandioso, cheio de nomes famosos em Hollywood e que gerou uma expectativa enorme. Afinal, um épico de Oliver Stone sobre Alexandre - o Grande, é para deixar qualquer um ansioso pra ver o que aconteceria nas telonas. As possibilidades de Oscar pareciam enormes. Pois bem, as críticas foram péssimas e sobrou indicação ao Framboesa de Ouro de Pior Filme, Pior Diretor, Pior Ator para Colin Farrell, Pior Atriz para Angelina Jolie, Pior Ator Coadjuvante para Val Kilmer e Pior Roteiro.
Vertical Divider
|
Muita gente considera Naomi Watts uma injustiçada do Oscar. E que essa injustiça seria desfeita com “Diana”, o drama biográfico que retrataria os dois últimos anos da Princesa de Gales. Mas as críticas acabaram sendo até mesmo agressivas e o filme foi considerado algo entre ruim e desinteressante. Muita gente chegou a culpar Naomi pelo desastre, mas a indicação ao Framboesa veio mesmo assim.
Vertical Divider
|
Ok, hoje isso parece um absurdo! Mas na época isso foi muito especulado. Havia a impressão que seria daquelas mudanças que já vimos antes no cinema e deram Oscar. No fim, o filme foi de mal a pior e a atuação de Ashton Kutcher considerada fraca, só sobrou mesmo algumas leves semelhanças físicas entre ele e Steve Jobs. Michael Fassbender anos depois entregou uma atuação muito mais completa e levou uma indicação ao Oscar pelo mesmo personagem.
|
Michael Bay ainda não era um dos principais nomes do Framboesa de Ouro como é atualmente. “Bad Boys” tinha se mostrado uma competente comédia policial e “A Rocha” cumpria sua função com direito à uma indicação ao Oscar de Melhor Som. Foram nos próximos filmes que começamos a conhecer o Michael Bay de hoje: com indicações ao Oscar nos prêmios técnicos, mas líder de indicações no Framboesa. Seus personagens são considerados forçados, absolutamente corretos e patrióticos e que não exigem muito de seus atores.
Vertical Divider
|
A ideia era interessante e a direção vinha com peso: Kenny Ortega. Ele é apenas um dos maiores coreógrafos de Hollywood. Em sua carreira ele fez clipes da Madonna, fez a coreografia de toda uma turnê do Michael Jackson, além de também fazer a coreografia de “Dirty Dancing”. Claro que um musical da Disney com Robert Duvall, Bill Pullman e o jovem Christian Bale seria uma grande promessa ao Oscar! A sinopse também era interessante, o filme fala sobre a greve dos garotos que vendiam jornais em Nova York em 1899. A críticas foram bem ruins na época e o filme ficou mesmo no Framboesa. Hoje ele é lembrado como um cult da Disney.
Vertical Divider
|
Ok, ele foi pro Oscar. Mas foram 3 indicações da Academia contra 7 do Framboesa! Acontece que a volta da franquia foi aguardada por milhares de fãs do mundo inteiro! E o filme veio com tudo: atores de peso, trilha sonora de John Williams, todo o poder tecnológico da época... E a bilheteria foi mesmo um sucesso absoluto! Mas a crítica e o próprio público simplesmente não abraçaram o filme. Dentre os comentários da época, o que mais se dizia é que por mais que fosse visualmente deslumbrante, o roteiro de Lucas não era bom. E até hoje esse é considerado por muitos fãs como um dos piores filmes da franquia.
|
Na virada para o século 21 Guy Ritchie conquistou Hollywood. Lançando “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes” e logo depois “Snatch: Porcos e Diamantes”, ele conquistou um status dentro da indústria. A aposta para o seu próximo filme seria alta! Ainda mais porque contava com todos os elementos dos longas anteriores, inclusive a produção de Matthew Vaughn. Parecia que poderia haver Oscar… Dessa vez o filme seria um remake de uma comédia romântica italiana e seria estrelada por Madonna e com Elizabeth Banks. Pois o filme deu muito errado e levou 5 Framboesa de Ouro pra casa, entre elas de Pior Filme, Pior Diretor e Pior Atriz para Madonna. Aliás, fez história aquele ano sendo o primeiro filme a vencer como Pior Filme e Pior Remake.
Vertical Divider
|
Em 1998, concorrendo contra Michael Bay, Gus Van Sant levou para casa o prêmio de Pior Diretor. Gus havia acabado de ser indicado ao Oscar de Melhor Diretor por “Gênio Indomável” e estava em alta em Hollywood. Tanto que para fazer o remake do clássico de Hitchcock ele juntou um elenco diversificado: Julianne Moore, Viggo Mortensen e Vince Vaughn. O que só serviu para aumentar um pouco a decepção que o filme se tornou. Aliás, a crítica na época não chamou o filme de ruim, só afirmaram que era inútil e desnecessário, como uma cópia do longa de Hitchcock, inclusive nos mesmos problemas que o original tinha.
Vertical Divider
|
Entrando diretamente nessa lista, muita gente achou errada e reclamou das 3 indicações que o filme de Aronofsky levou esse ano no Framboesa de Ouro, sendo que entre elas até Jennifer Lawrence foi indicada como Pior Atriz. Analisando os concorrentes do ano, provavelmente o filme não deve vencer nenhum dos prêmios. “Mãe!” também foi esnobado do Oscar, mas de qualquer forma já entrou pra história como o filme mais controverso que estreou no Festival de Veneza, dividindo o público entre vaias e vários minutos de aplausos de pé.
|