Dizem que ser nomeado ao Oscar já é uma vitória, mas Glenn Close já passou dessa fase. Ela foi nomeada tantas vezes e não venceu, que passou a ser considerada a maior perdedora viva do Oscar. Entre os atores, a não ser Glenn Close, não há ninguém vivo com 6 nomeações ou mais ao Oscar e não tenha uma estatueta. Esse ano ela chegou na sua sétima indicação! Fãs, críticos e colegas da Academia dizem que já passou da hora dela vencer e que o Oscar não pode perder essa oportunidade. Mas, enquanto não conhecemos os vencedores do Oscar 2019, vamos relembrar como ela ganhou o título de maior perdedora viva do Oscar.
1983 – Indicada a Melhor Atriz Coadjuvante por “O Mundo Segundo Garp”“Tootsie” foi um dos grandes filmes do Oscar de 1983, com nada menos do que 10 indicações! Essa também foi apenas a primeira indicação de Glenn, que não vinha com uma temporada tão forte assim. Já Jessica Lange emplacou de cara uma dupla indicação a Melhor Atriz (por “Frances”) e Melhor Atriz Coadjuvante. Foi uma vitória esperada.
|
Perdeu para Jessica Lange por “Tootsie”
1984 – Indicada a Melhor Atriz Coadjuvante por “O Reencontro”Linda Hunt vinha de um ano ótimo. Quando paramos pra pensar que esse foi o seu trabalho com mais premiações e sua primeira e única indicação ao Oscar, vemos que foi merecido, principalmente pela versatilidade de sua carreira que engloba até dublagem de games. Aliás, assim como no ano anterior, Glenn não havia sido indicada a quase nenhuma premiação e uma vitória parecia muito distante.
|
Perdeu para Linda Hunt por “O Ano que Vivemos em Perigo”
1985 – Indicada a Melhor Atriz Coadjuvante por “Um Homem Fora de Série”Uma terceira indicação seguida não é para qualquer um. Mas “Passagem para a índia” teve 11 indicações ao Oscar e Peggy era uma franca favorita. Enquanto “Um Homem Fora de Série” teve uma campanha confusa, por exemplo, Kim Basinger foi indicada a Melhor Atriz Coadjuvante no Globo de Ouro e foi única indicação do filme. Mas ela não foi lembrada no Oscar, dando a vaga para Glenn.
|
Perdeu para Peggy Ashcroft por “Passagem para a índia”
1988 – Indicada a Melhor Atriz por “Atração Fatal”Enfim, a primeira indicação à Melhor Atriz. “Atração Fatal” teve uma boa temporada e 6 indicações ao Oscar, e essa indicação refletia o crescimento de Glenn como atriz que se tornava uma das maiores indicadas ao Oscar dos anos 80. Mas do outro lado vinha Cher, cantora extremamente popular, que vinha de um filme também de grande apelo e que agora a consagrava como atriz.
|
Perdeu para Cher por “Feitiço da Lua”
1989 – Indicada a Melhor Atriz por “Ligações Perigosas”Outra indicação seguida e dessa vez como Melhor Atriz! O fato dela ainda não ter vencido um Oscar e já ser a quinta indicação já começava a chamar atenção. Principalmente porque em “Ligações Perigosas” ela dividiu a tela e as premiações com Michelle Pfeiffer e as duas acabaram indicadas. Mas a vitória foi para Jodie Foster, que teve uma temporada tímida, apenas vencendo o Globo de Ouro. Dizem que essa vitória de Foster, além de ser merecida por ser um ótimo papel, também refletia a ótima carreira 12 anos depois da indicação por “Taxi Driver”.
|
Perdeu para Jodie Foster por “Acusados”
2012 – Indicada a Melhor Atriz por “Albert Nobbs”Essa parecia ser a maior chance de Glenn até então. Mas apareceu Meryl Streep na corrida. “Albert Nobbs” indicou a atriz à todos os prêmios e deu algumas ótimas vitórias, mas Meryl Streep já tinha acumulado várias indicações sem vitórias e vinha com um papel de destaque. Aliás, esse foi um ano foi considerado como a grande disputa entre Viola Davis por "Histórias Cruzadas" e Meryl Streep por "A Dama de Ferro".
|
Perdeu para Meryl Streep por “A Dama de Ferro”
2019 – Indicada a Melhor Atriz por “A Esposa”Finalmente parece ser o seu momento! Diferente das indicações anteriores, Glenn nunca obteve tanto apoio e prêmios. Mas, primeiro, vamos analisar as concorrentes:
Lady Gaga talvez parecia ter a maior chance de tirar a estatueta de Glenn Close. Seu trabalho por “Nasce Uma Estrela” recebeu prêmios, mas a Academia pode não querer dar um Oscar logo de cara, principalmente por ser o primeiro grande papel no cinema. Agora Olivia Colman vem como uma das grandes concorrentes com “A Favorita”, que venceu muitos prêmios na temporada, incluindo o BAFTA. Qualquer uma dessas que vencer não seria uma surpresa tão grande. Glenn Close chega com “A Esposa” em um personagem denso em um filme dramático. Ela já teve vitórias como no Globo de Ouro e no SAG, e agora tem uma das maiores torcidas da temporada! Glenn está no momento certo e, com a Academia disposta a reparar todas essas derrotas, o Oscar 2019 pode ser histórico! Estamos na torcida! |