O Oscar é a premiação que homenageia os melhores filmes do ano. As produções concorrentes são dos mais diferentes gêneros e mais diferentes tramas. Contudo, quando o Oscar é uma das atrações principais de uma história de um longa?
É curioso quando filmes falam sobre a premiação e ainda é mais interessante quando são nomeadas pela própria Academia, mas nem sempre os votantes se sentem tão homenageados e fingem que o longa nem existe.
Separamos uma lista de filmes aonde o Oscar é a estrela! São produções em que a premiação é muito mais do que um assunto, é um dos acontecimentos!
É curioso quando filmes falam sobre a premiação e ainda é mais interessante quando são nomeadas pela própria Academia, mas nem sempre os votantes se sentem tão homenageados e fingem que o longa nem existe.
Separamos uma lista de filmes aonde o Oscar é a estrela! São produções em que a premiação é muito mais do que um assunto, é um dos acontecimentos!
Hollywood, anos 30. Esther Blodgett é mais uma das inúmeras garotas que sonham em virar estrela de cinema. O sonho torna-se realidade quando, trabalhando como garçonete numa festa, chama a atenção do astro Norman Maine. Apaixonado, ele a transforma numa grande estrela. Porém, enquanto a amada conquista o sucesso, Norman perde a fama. Assim, Esther é honrada com um Oscar. Será que o amor sobrevive depois disso?
7 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Escritor (Roteiro), Melhor Escritor (História), Melhor Ator Frederic March, Melhor Atriz Janet Gaynor e Melhor Assistente de Direção. Venceu por Melhor Escritor na categoria História.
|
Esse divertido curta animado tem ninguém menos que o Pernalonga concorrendo ao Oscar. Mas será que ele ganha? Ele passeia por todos os pontos mais famosos de Hollywood e conhece alguns artistas da época.
|
Vencedora do Oscar, Margie (Bette Davis) é uma atriz decadente e que já não é mais convidada a fazer filmes. Viu o seu mundo desabar ao vender todas as suas coisas e ir morar em um apartamento pobre. Assim, começa a beber sem pensar nas consequências. Em uma das suas bebedeiras, ela corre sem controle com o carro, mas ela não vai sozinha! Ela faz um passeio com a sua estatueta em uma das mãos. Essa atitude a colocará de voltar aos jornais, mas não de forma positiva. Curiosidade: Bette Davis usou uma de suas próprias estatuetas para a filmagem.
1 indicação ao Oscar: Melhor Atriz para Bette Davis.
|
Primeiramente, o filme é narrado pela estatueta do Oscar, isso mesmo! É narrado pela estatueta! E o Oscar conta como Mark Christopher (Dick Powell), um roteirista vencedor do Oscar, recebe um presente muito inesperado na véspera de Natal. Sabendo que Mark está trabalhando em um roteiro sobre delinquência juvenil, o policial Sam Hanlon (Herb Vigran), entrega em sua porta a adolescente encrenqueira Susan Landis (Debbie Reynolds), que talvez possa ser o personagem que ele está procurando.
Indicado a 2 Oscar: Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original.
|
A nova versão de "Nasce uma Estrela", Esther Blodgett (Judy Garland) é uma sonhadora artista que deseja se tornar uma grande estrela do cinema americano. Seu sonho se torna realidade quando ela conhece o astro de Hollywood Norman Maine, e os dois se apaixonam. Depois de um tempo, eles se casam e a carreira de Esther começa realmente a decolar, ela passa a ser chamada pelo nome artístico de Vicky Lester. Só que enquanto sua fama aumenta, seu marido está cada vez mais decadente e afundando no álcool, o que começa a abalar a carreira da esposa. No longa, Esther ganha o Oscar, enquanto a sua intérprete, Judy Garland que era esperada para vencer o Oscar de 1955 por esse papel, nunca venceu.
6 indicações ao Oscar: Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Canção Original, Melhor Figurino, Melhor Atriz para Judy Garland e Melhor Ator James Mason.
|
Frankie Fane não mediu esforços para alcançar o topo do estrelato em Hollywood. Agora chegou o seu grande momento no qual finalmente irá ganhar um Oscar. Mas Frankie reencontra o amigo Hymie Kelly, com quem começa a recordar os momentos de suas vidas. Frankie passa a se lembrar de tudo e todos por quem passou por cima para subir um novo degrau. O longa mostra o que muitos atores podem se submeter para ter fama.
2 indicações ao Oscar: Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino.
|
Quatro histórias independentes em torno de hóspedes de um mesmo hotel. Na primeira Diana Barrie (Maggie Smith) e Sidney Cochran (Michael Caine) chegam à cidade para ir à cerimônia de entrega do Oscar, onde ela é uma das indicadas. Na segunda Hannah Warren (Jane Fonda) vem de Nova York para encontrar seu ex-marido, Bill (Alan Alda), que vive na Califórnia. Na terceira os doutores Chauncey Gump (Richard Pryor) e Willis Panama (Bill Cosby) chegam à cidade com suas esposas, no intuito de relaxar no hotel. Só que logo descobrem que há apenas um quarto disponível. Na quarta história Marvin Michaels (Walter Matthau) chega para participar do Bar Mitzvah de seu sobrinho. Como viajou sem a esposa, seu irmão lhe prepara uma surpresa e envia uma prostituta ao seu quarto. Por esse filme, Maggie ganhou o Oscar por interpretar uma atriz que é nomeada ao Oscar.
3 indicações ao Oscar: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte e Melhor Atriz Coadjuvante para Maggie Smith. Venceu por Melhor Atriz Coadjuvante.
|
O longa mostra o comportamento tirânico da lendária atriz Joan Crawford (Faye Dunaway) com seus dois filhos adotivos, contrastando fortemente com a imagem de mãe dócil e compreensiva que era passada ao público. Tudo isto é colocado sob a ótica de Christina Crawford (Diana Scarwid), a filha adotiva da atriz. Uma das passagens mais importantes do filme é a vitória de Joan como Melhor Atriz, assim é revelado que ela fingiu estar doente para não comparecer ao Oscar, já que tinha muito medo de perder. Uma curiosidade é que Faye, vencedora do Oscar de Melhor Atriz, interpreta Joan, outra ganhadora da mesma categoria.
|
Cameron Drake (Matt Dillon) torna-se vencedor do Oscar de melhor ator, ao fazer seu agradecimento ressalta a importância de Howard Brackett (Kevin Kline), seu professor de literatura inglesa, que é gay. Porém, isso é revelado sem que o mestre saiba que é gay. O professor tem sua vida totalmente modificada a partir deste momento, quando sua sexualidade passa a ser questionada, principalmente por Emily Montgomery (Joan Cusack), sua noiva e até mesmo por Berniece (Debbie Renolds) e Frank (Wilford Brimley), seus pais. Curiosidade: o filme baseia-se no discurso de aceitação da vida real de Tom Hanks ao ganhar o Oscar por "Filadélfia", no qual ele agradeceu ao seu professor gay.
1 indicação ao Oscar: Melhor Atriz Coadjuvante para Joan Cusack
|
Callie Webb (Parker Posey), Marilyn Hack (Catherine O'Hara) e Victor Alan Miller (Harry Shearer) são atores em Hollywood de um filme independente de baixo orçamento, cujo roteiro é um drama que se passa na década de 40, no sul dos Estados Unidos. Para eles, o Oscar é um objetivo muito distante, quase inalcançável. Portanto quando Marilyn fica sabendo que foi publicada na internet um boato sobre sua possível indicação para o prêmio de melhor atriz, uma grande agitação toma conta da sua vida. A febre do Oscar logo atinge também todo o elenco, que começa a criar confusões nos bastidores pelas possíveis indicações.
|
DANILO TEIXEIRA