O talento da inglesa Jenny Beavan se tornou conhecido quando começou a trabalhar para a produtora Merchant Ivory, ainda na década de 1970, após concluir seus estudos na London's Central School of Art and Design. Seu primeiro filme para o cinema foi "Jane Austen in Manhattan", para depois de inúmeras realizações dedicadas a televisão britânica, retornar a sétima arte através do filme "Um Triangulo Diferente", em que recebeu sua primeira indicação ao Oscar.
A arte de Beavan conquistou 12 indicações ao Oscar ao longo de sua carreira até o momento, podendo ser apreciada em filmes como: "Razão e Sensibilidade" (1995), "Anna e o Rei" (1999), "Assassinato em Gosford Park" (2001), "O Discurso do Rei" (2010), entre outros. Ganhadora do prêmio por "Uma Janela para o Amor" (1985). |
TRAJES EM SÉRIE
Não foi uma tarefa fácil para Beavan vestir o numeroso elenco. Muito mais que criar e combinar todos os acessórios e apetrechos carregados pelos personagens, aquilo tinha que corresponder ao grande número de atores, em maioria homens, e dublês. Adicione o fato das gravações acontecerem no deserto da Namíbia, onde as condições adversas traziam grandes danos às roupas.
"Não tivemos somente um dublê [cada traje], tivemos que triplicar isso, quadruplicar, nós muitas vezes tinham até 20 conjuntos para o mesmo personagem", disse Beavan. |
CONTRASTE
Em meio ao duro mundo pós-apocalíptico de guerra constante, as Imortais, interpretadas Rosie Huntington-Whitely, Zoe Kravitz, Riley Keough, Abbey Lee e Courtney Eaton, são outra maravilha visual. Ao saírem da gigantesca plataforma de guerra de Furiosa, uma vibração delicada de pano branco e peles limpas intocadas tomam a tela. O chocante contraste do olhar neutro repele a sujidade e a pele coberta de óleo de Furiosa. A explicação de Beavan para a escolha se motiva pelo tempo de confinamento das mulheres, que por esta condição não tinha necessidade de usar qualquer coisa roupa.
FURIOSA
Enquanto Max traz sobre si muitas camadas de roupas sobre os ombros, a figurinista criou Furiosa livre de pesos para que o braço mecânico da personagem pudesse ter mobilidade nas cenas. Seu espartilho de couro só está lá para apoiar o arnês para a estrutura do braço. A intenção nunca foi tornar Furiosa atraente e feminina, mas adaptá-la ao ambiente masculino e hostil.
|
ACESSÓRIOS
Cada traje, cada máscara, peça de calçado e acessório foi meticulosamente pensado. O conceito foi desenhado e retrabalhado todas as vezes que experimentavam nos modelos e nos protótipos. O artista Paul Jeacock, parceiro de Jenny Beavan, fez a máscara Immortan Joe, modelando dentes de cavalos nela, porém garantindo um sistema de entrada de ar para a sua respiração. Tom Hardy utiliza uma máscara de ferro durante boa parte do filme, fazendo com que a figurinista contasse com uma equipe de manutenção com equipamentos de solda a disposição. Para a máscara de Max também foram criadas diversas versões em materiais plásticos e outros macios.
|