Nascida em Londres, na Inglaterra em 1960. Aprendeu a costurar ainda criança com a mãe. Deixou os estudos na Saint Martin of Art, antes da formação em licenciatura para trabalhar com o diretor cinematográfico e de arte Derek Jarman. Anos mais tarde concluiu o curso de design teatral pela London's Central School of Art. Em 2011 recebeu a Ordem do Império Britânico por seus serviços para a moda e indústria cinematográfica.
Powell soma 12 indicações ao prêmio da Academia, em destaque "Gangues de Nova York" (2002), "A Tempestade" (2010) e "A Invenção de Hugo Cabret" (2011), vencendo em três momentos por "O Shakespeare Apaixonado" (1999), "O Aviador" (2004) e "A Jovem Rainha Vitória" (2009). |
Carol é uma personagem que pertence a classe alta da sociedade, suas roupas precisavam caracterizá-la em seu mundo de privilégios. Entretanto, ela não utiliza roupas pretas ou muito escuras, que a confeririam glamuor e poder, por escolha de Powell, que utilizou uma paleta de cores mais pálidas para simbolizar a amargura e tristeza da personagem.
A cena em que Therese vê Carol pela primeira vez na loja de brinquedos foi meticulosamente pensada pela figurinista desde o início das gravações. Era importante que Carol estivesse vestindo um casaco de pele sóbria e não um casaco de pele pesado marrom |
A estética da roupa de Therese está baseada na praticidade e conforto. Ela veste exatamente o que os jovens naquela época vestiam, um tipo bastante popular. Pode-se notar que no início do filme, a personagem não se demonstra interessada em se vestir por aparência ou para demarcar uma posição. Era o descolado do momento, num claro reflexo da boêmia e a vinculação que ela tinha com a arte. Sandy Powell se inspirou em fotos de rua dos anos 50 para compô-la, percebendo que as pessoas ainda utilizavam reminiscências dos anos 40. Para acentuar a juventude, acrescentou tiaras nos acessórios usados por Therese.
|
ALTURA DE CATE
Os acessórios escolhidos para Cate Blanchett precisavam ser requintados e clássicos, para isso Sandy Powell recebeu sob forma de empréstimo para a produção jóias de Fred Leighton e Van Cleef, e Arpels. Suas bolsas eram originais e traziam um corte vintage. Entretando certos acessórios precisaram ser feitos sob medida, não somente pelo fato das mulheres terem mais altura do que as da época, mas principalmente pelo fato de Cate ser mais alta que o padrão, ela mede 1,74 metros. A marca Ferragamo fez sapatos especialmente para a atriz com base nos padrões originas das décadas de 40 e 50.
|
POWELL /BLANCHETT
Powell teve em Cate Blanchett apoio importantíssimo na construção da personagem Carol. Pois, como trabalharam juntas durante os sete meses de produção do filme "Cinderela", a atriz pode auxiliar a figurinista a compreender o caráter da personagem que se seguia.
"Eu não desenho roupas para colocar em corpos, eu desenho roupas para fazer um personagem ganhar vida", disse Powell. A figurinista ainda acredita que a verdadeira concepção do vestuário acontece junto com o ator, em um ato de colaborativo. TRAJES ORIGINAIS
A figurinista colocou sua equipe para um trabalho árduo: encontrar roupas originais para as atrizes. E eles encontraram. "Nós fizemos realmente conseguimos encontrar sutiãs que eram sutiãs originais, do período pretendido para Cate e Rooney. Encontrar cinta-ligas foi bem difícil, mas ainda possível encontrar peças originais ou você pode adaptar as calcinhas-cuecas contemporâneas, fazendo da forma certa”, disse a figurinista.
|