Uma das grandes discussões que tomou conta da internet na semana que antecedeu o anúncio dos indicados ao Globo de Ouro foi a respeito de “Perdido em Marte”. O filme vinha com força para ser indicado a melhor filme, a dúvida era: seria em drama ou comédia/musical?
Pois já aconteceu de filmes de ação entrar na categoria comédia, como foi o caso de “RED: Aposentados e Perigosos” em 2011. Mas, a polêmica acabou sendo feita com “Perdido em Marte”. O novo longa espacial de Ridley Scott não só foi indicado a melhor comédia, como é um dos favoritos e com grandes chances de sair vencedor! Muitos não concordam que mesmo com momentos de alívio cômico, o longa não deveria estar nesta categoria. Pensando sobre isso e sobre as discussões que pode causar essa escolha entre comédia ou drama, o CETI separou alguns outros filmes que causaram uma certa polêmica quando entraram no Globo de Ouro concorrendo por melhor filme de comédia: |
Está certo que o filme definitivamente têm vários momentos de comédia – principalmente com Whoopi Goldberg, vencedora do Oscar e do Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante – mas o longa tem uma carga dramática maior. O longa também é classificado como romance, como não existe essa categoria, talvez a força do personagem da Whoopi tenha falado um pouco mais alto.
|
Dois anos depois de Ghost, “Um Sonho de Primavera” contava a história de duas mulheres que resolvem passar as férias longe de seus maridos. O filme é do gênero drama e assim como Ghost, também têm seus momentos, mas nada ainda que justifique essa escolha.
|
O filme, baseado no famoso romance de Jane Austen, acompanha a história de 5 irmãs de uma família inglesa na virada do século 19, abordando questões como casamento, moralidade e preconceitos. O longa fez a carreira de Keira Knightley estourar e lhe trouxe indicações para melhor atriz no Oscar e melhor atriz em comédia no Globo de Ouro. Mas até hoje é difícil compreender o porque de ser colocado como comédia.
|
Esse é outro dos motivos pela dúvida a respeito de de outros gêneros, já que o longa é um suspense sobre um misterioso assassinato que ocorre em uma festa numa luxuosa mansão. O filme entrega alguns momentos de comédia com seus personagens excêntricos, mas não chega nem perto de esse ser o foco.
|
Esse filme fala sobre o sofrimento de uma família depois de perder o patriarca e da forma como um jovem ajuda no sustendo de todos ao resolver ir morar com o tio. O garoto passa por mal tratos e por empregos espinhosos, até se unir a trupe de atores, aonde começa a encontrar seu lugar. Ou seja, comédia?
|
Falar de “O Turista” no Globo de Ouro, sempre vai ser motivos de reclamação. Seja pelo filme ser fraco e mesmo assim conquistar 3 indicações, ou seja por estar na categoria de comédia. O filme é um thriller sobre uma mulher que marca um encontro com seu marido, depois de ele sumir um ano por sonegar impostos e fazer diversas plásticas para ficar irreconhecível. O filme tem um apelo de ação, mas... comédia?
|
Qualquer um que tenha visto esse filme deve ter ficado com um ponto de interrogação ao ver que ele estava indicado por comédia. O longa trata da história real do jovem Colin Clark, que trabalha como assistente de filmagem no set de “O Príncipe Encantando”. A produção envolvia duas grandes estrelas: Sir Laurece Olivier e Marilyn Monroe. Marilyn passava por problemas em seu casamento, tentava segurar a pressão para ser uma boa atriz e isso lhe dava uma falta de confiança imensa na hora das filmagens. Além de que ninguém a tratava como uma pessoa comum. Até que em uma semana livre de Marilyn, Colin se aproxima e os dois passam a se relacionar. Por mais que tenha um ar leve e momentos cômicos, o longa trata Marilyn Monroe de uma forma muito íntima, como uma garota com problemas sérios de auto- confiança e depressão, deixando um pouco de lado todo aquela forma mística de ser uma das maiores estrelas mundiais. Comédia?
|