“O Juiz” conta com as estrelas Robert Downey Jr. e Robert Duvall nos papéis principais. A história gira em torno de um advogado de muito sucesso (Downey Jr.) que volta à cidade em que cresceu para o velório de sua mãe. No local, acaba descobrindo que seu pai (Duvall), que sofre do Mal de Alzheimer, é apontado pela polícia como um dos suspeitos pelo assassinato da mãe. Ele, então, decide defender o pai no tribunal.
O elenco ainda é formado por Vera Farmiga, Vincent D'Onofrio, Jeremy Strong, Dax Shepard, Leighton Meester e Billy Bob Thornton.
Confira as reações dos críticos, abaixo:
Variety – “Robert Downey Jr. e Robert Duvall fazem uma dupla memorável neste disfuncional drama familiar legal irregular, mas divertida (...) O desempenho de Duvall, o seu mais memorável em algum tempo (...)”.
The Guardian – “Duvall é tão carismático como sempre (...)”
Mass Live – “A estreia mundial de "O Juiz", no início do festival Toronto só vai servir para aumentar a sua visibilidade quando as indicações ao Oscar serão anunciadas em janeiro. É um candidato digno para vários Oscars”.
CBC - "‘O Juiz’ é um drama adulto destinado a se tornar um coadjuvante no Oscar”.
O que parece ter sido unânime é que o roteiro escrito por Nick Schenk (responsável pela história de “Gran Torino”) teve muitas falhas por se longo demais, e que a direção de David Dobkin (conhecido por ter dirigido “Penetras Bons de Bico”) foi antiquada. Contudo, Robert Downey Jr. e Robert Duvall foram as forças motoras da trama, e que Duvall poderá ter uma possibilidade de seguir na corrida Oscar 2015.
“O Juiz” estreia em 16 de outubro nos cinemas brasileiros.