Almodóvar esteve em Cannes no ano passado, fazendo a premiere de “Julieta”. Além dessa vez, o diretor já esteve com seus filmes em outras 4 edições do festival! O que torna a escolha ainda mais especial, pois a edição história de número 70 vai ser presidida por alguém que teve em Cannes a base de sua carreira!
“Me sinto grato, honrado e surpreso”, declarou Almodóvar, em um nota divulgada pelos organizadores. “Só posso dizer que me entregarei de corpo e alma à tarefa”, completou o cineasta.
A relação de Pedro Almodóvar com Cannes já dura quase 20 anos! Em 1999 o diretor estreou no festival o filme "Tudo Sobre Minha Mãe" e saiu com o prêmio de Melhor Diretor. Sete anos depois, com o longa "Volver", Almodóvar saiu com o prêmio de Melhor Roteiro.
Em 2004 o filme "Má Educação" abriu o festival, estando fora de competição e, na 60ª edição de Cannes, Pedro Almodóvar foi umas das pessoas escolhidas para estar no cartaz oficial.
O comunicado oficial de Cannes destaca a longa parceria do diretor com o festival e ressalta que Almodóvar representa uma Espanha livre e moderna.
Pedro Almodóvar ocupará a cadeira de presidente do festival que acontece entre os dias 17 e 28 de maio.