O prêmio este ano vai para o romântico "Me Chame Pelo Seu Nome", de Luca Guadagnino, que também ganhou como Melhor Diretor em um empate com Guilllermo Del Toro por "A Forma da Água". Aliás os dois filmes podem comemorar e muito porque também emplacaram ator e atriz. Ainda mais destaque ao realismo fantástico de Del Toro, que levou alguns prêmios mais técnicos. Estas primeiras premiações têm sido ótimas para os filmes independentes, cada vez mais fortalecidos.
Na categoria de Melhor Ator, o jovem Timothée Chalamet por "Me Chame Pelo Seu Nome" é mais uma vez é premiado, marcando uma campanha promissora. Contudo, James Franco também tem feito um movimento interessante com o seu curioso "O Artista do Desastre". As primeiras premiações apontam que teremos nesta temporada um disputa por Melhor Atriz completamente diversificada e acirrada, o que é ótimo! Depois de indicarem que Saoirse Ronan e Meryl Streep estavam no páreo, o LAFCA veio para mostrar que Sally Hawkins por "A Forma da Água" e Frances McDormand, por "Três Anúncios Para um Crime" estão muito vivas.
Todas as atenções para a disputa em Melhor Ator Coadjuvante, porque Willem Defoe e Sam Rockwell por "Projeto Flórida" e "Três Anúncios Para um Crime", respectivamente, prometem uma bela disputa ao longo das pré-premiações. O primeiro ainda foi lembrado em Melhor Filme, como sendo o principal concorrente. Em roteiro, a categoria destaca o excelente momento de "Corra!", escrito por Jordan Peele. Por fim, Laurie Metcalf vem construindo um belo caminho em Melhor Atriz Coadjuvante por "Lady Bird".
Na edição do ano passado, o LAFCA previu a vitória de "Moonlight" como melhor filme e destacou "La La Land - Cantando Estações" como segundo lugar. No fim, o longa de Barry Jenkins acabou como o prêmio de Melhor Filme no Oscar, enquanto o musical acabou ganhando em quantidade, seis prêmios ao todo. "Spotlight" em Melhor Filme e Melhor Roteiro em 2015, o que se repetiu no Oscar.
De qualquer forma, existe uma chance muito grande de todos os nomes escolhidos estarem entre os indicados ao Oscar 2018.
Confira então a lista de vencedores da assossiação de críticos de Los Angeles:
MELHOR FILME
"Me Chame Pelo Seu Nome"
Concorrente: "Projeto Flórida"
MELHOR ATOR
Timothée Chalamet por "Me Chame Pelo Seu Nome"
Concorrente: James Franco por "O Artista do Desastre"
MELHOR ATRIZ
Sally Hawkins por "A Forma da Água"
Concorrente: Frances McDormand por "Três Anúncios Para um Crime"
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Willem Defoe por "Projeto Flórida"
Concorrente: Sam Rockwell por "Três Anúncios Para um Crime"
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Laurie Metcalf por "Lady Bird"
Concorrente: Mary J. Blige por "Mudbound"
MELHOR DIRETOR
Guillermo Del Toro por "A Forma da Água" e Luca Guadagnino por "Me Chame Pelo Seu Nome"
MELHOR ROTEIRO
"Corra!"
Concorrente: "Três Anúncios Para um Crime"
MELHOR FOTOGRAFIA
"A Forma da Água"
Concorrente: "Blade Runner 2049"
MELHOR EDIÇÃO
"Dunkirk"
Concorrente: "Eu, Tonya"
MELHOR TRILHA SONORA
"Trama Fantasma"
Concorrente: "A Forma da Água"
MELHOR DOCUMENTÁRIO
"Faces Places"
Concorrente: "Jane"
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
"Loveless" e "120 Batimentos por Minuto" (EMPATE)
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
"Blade Runner 2049"
Concorrente: "A Forma da Água"
MELHOR ANIMAÇÃO
"The Breadwinner"
Concorrente: "Viva - A Vida é uma Festa"
NOVA GERAÇÃO
PRÊMIO ESPECIAL
Concedido a Lee Anne Schmitt por "Purge This Land".