O caso se complicou alguns dias depois, quando foi divulgado que a moça envolvida no caso teria se matado em 2012, após ingerir 200 comprimidos para dormir. Nate se pronunciou outra vez, lamentando o ocorrido e sua postura na época do acontecido. O diretor foi declarado inocente de todas as acusações e o caso terminou assim.
Entretanto, as coisas não estão sendo tão simples para Nate Parker. Alguns membros da Academia declararam que sequer irão assistir o filme e que pretendem boicotar a entrada da produção na premiação. E mais uma bomba caiu em Nate quando a respeitosa Marcia Nasatir, membro da Academia, se pronunciou publicamente, dizendo que não quer assistir o filme de alguém que tenha cometido um ataque contra uma mulher e que não reconhece a própria culpa. Marcia ainda finalizou dizendo: "Pessoalmente, eu acho muito difícil separar o homem do filme quando ele o escreveu, dirigiu e estrelou".
A Fox ainda continua com os mesmos planos de colocar "The Birth of a Nation" nos cinemas depois da estreia em Toronto, e de mandar Nate Parker para ministrar palestras e fazer exibições do longa em faculdades.
Mas as coisas não estão indo bem, pois uma das principais exibições do longa foi cancelada nessa semana. Ela aconteceria no The American Film Institute (AFI) na última sexta-feira (19) e teria a presença do diretor para uma sessão de perguntas e respostas, em sua primeira aparição pública desde que o caso de estupro foi divulgado. Um dos responsáveis pelo AFI, Jan Schuette, publicou uma nota dizendo que achava que mais informações eram necessárias antes do evento acontecer e que, por enquanto, a exibição tinha sido apenas adiada, que provavelmente, em breve, teriam uma nova data.
Com toda essa história, Nate Parker e "The Birth of a Nation" estão causando controvérsias. O longa, até então, estava sendo visto como uma nova esperança dentro de Hollywood, mostrando que a indústria não deve ser majoritariamente branca. Mas as discussões à respeito da conduta de Nate coloca uma interrogação sobre a cabeça da Academia e de toda a imprensa. Afinal, Nate não tentou se esconder nenhuma vez, ele próprio solicitou que a Fox o deixasse resolver isso tudo sem intermediários.
Mas, mesmo essa atitude não evitou que acontecessem coisas como o cartaz na foto ao lado, aonde se pode ler "Nate Parker estuprador?". A imagem foi criada pelo artista de rua Sabo (que é famoso por sua arte de extrema direita) que ainda declarou que estava ofendido pelo filme de Nate Parker, que poderia levar à violência contra os brancos. O problema realmente aumentou quando o cartaz começou a ser espalhado pelas ruas de Los Angeles, sem envolvimento de Sabo. |